O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse nesta sexta-feira (2) a Wolney Queiroz como novo ministro da Previdência Social.
“Uma honra ser empossado pelo presidente Lula como novo Ministro da Previdência Social do Brasil”, escreveu Wolney em publicação no Instagram.
Wolney substitui Carlos Lupi, que pediu demissão na tarde desta sexta em meio a investigações de fraudes em descontos em pensões e aposentadorias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Até a demissão, Wolney era secretário-executivo do Ministério da Previdência Social. Na hierarquia da pasta, ele só estava abaixo de Lupi.
Ex-deputado federal por Pernambuco, Wolney é filiado ao mesmo partido de Lupi: o PDT, que era presidido pelo agora ex-ministro até ele assumir a chefia da pasta da Previdência, em 2023.
De acordo com o Palácio do Planalto, a exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney devem ser publicadas no Diário Oficial da União ainda nesta sexta, em edição extra.
Quem é Wolney Queiroz
Wolney Queiroz Maciel, de 52 anos, nasceu em dezembro de 1972 em Caruaru, no interior de Pernambuco, onde foi vereador entre 1993 e 1995.
Com formação formação incompleta em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o novo ministro já ocupou cargos de diretor em empresas de distribuição e logística, segundo biografia disponível no site da Câmara dos Deputados.
Foram dois os períodos de Wolney como deputado federal eleito: entre 1995 e 1999 e entre 2007 e 2023. Em 2022, disputou a reeleição, mas não teve êxito.
Em seu último mandato em Brasília, no governo de Jair Bolsonaro (PL), Wolney foi líder do PDT e da oposição na Câmara.