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Wolney quer “ressuscitar” ouvidoria da Previdência e mobiliza órgão

O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, destacou, nesta quinta-feira (12/6), o papel da ouvidoria pública. Ele afirmou que o órgão precisa “ressuscitar” o canal de comunicação entre governo federal e sociedade.

“A gente precisa reaprender a lidar com algumas questões dentro do ministério. A primeira delas que eu acho que é central é a questão da escuta do controle social. Para isso, temos que ressuscitar, eu diria, a ouvidoria”, disse Queiroz durante o lançamento do Plano de Integridade 2025-2026 do Ministério da Previdência Social.

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Segundo ele, as pessoas que compõem os ministérios “têm um entendimento muito raso a respeito da ouvidoria”. Além disso, o titular da Previdência Social convocou os servidores para um seminário sobre o funcionamento da ouvidoria em 1º de julho.

“Parece assim que tem um telefone, tem um computador, tem uma secretária que anota reclamações e arquiva. A ideia que se tem é que ouvidoria é isso. Então, se desconhece o que é ouvidoria e a importância que ela tem para o conjunto, funcionamento e canal direto para se escutar o que a sociedade está fazendo”, explicou o ministro.

Queiroz frisou que “uma reclamação, dependendo da condução que ela se dê, pode chegar no gabinete da presidência da República”. O ministro defendeu que seja feito uma condução com muita responsabilidade.

Por fim, Queiroz disse esperar que “daqui a alguns meses” o Ministério da Previdência Social torne-se um exemplo de implementação do controle interno. “Para receber esse reconhecimento vamos precisar suar a camisa aqui”, finalizou.

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